preloader
Edit Content

Sobre nós

Implantar soluções integradas de tecnologia da informação e desenvolver projetos customizados ao perfil e necessidades de cada cliente: esta é a especialidade da NetService.

Informações de contato

CONTATO GERAL

31 2123.9999

Equipe da NetService na CMBH revive Belo Horizonte em 1911

Equipe da NetService na CMBH revive Belo Horizonte em 1911

Parte da equipe da NetService alocada na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) está envolvida no Projeto Pró-Memória CMBH, iniciativa do órgão que pretende resgatar, preservar e divulgar a história do poder legislativo no contexto da capital mineira.

O projeto teve início com o lançamento do livro Ciclones e Macaréus – O parlamento na história de Belo Horizonte, e como complemento, será lançado o game Pró-Memória CMBH – Belo Horizonte 1911. Criado na plataforma de um jogo digital, ele possibilitará aos usuários a oportunidade de fazer um passeio virtual pelo cenário da cidade no ano de 1911.  “Após a publicação do livro, sentiu-se a necessidade de ampliar o conhecimento ali gerado. A linguagem de game tem grande penetração entre crianças, jovens e adolescentes, o que facilita a disseminação das informações nesse público”, explica o coordenador de Arte do projeto, Rafael Guimarães.

Por meio do passeio virtual interativo, à medida que o jogador caminha pela cidade poderá interagir com pessoas, obter informações sobre prédios históricos, participar de minigames e, assim, acumular pontos para avançar no cenário. Para criar a plataforma, uma extensa pesquisa esta sendo realizada há quase dois anos, por meio de parcerias com o Arquivo Público de BH, Arquivo Público Mineiro e Museu Abílio Barreto, além de colecionadores privados.

A primeira etapa da construção do cenário foi a reprodução da Praça da Liberdade e a segunda, a construção da Praça Afonso Arinos, que na época se chamava Praça da República.  “É um processo complexo e lento, mas muito prazeroso. Fazemos diversas reuniões online e presenciais para ajustar os detalhes de arte e programação. Não é incomum encontrarmos uma informação histórica nova, que nos leva a fazer modificações em alguma área visual do game”, revela Rafael. A equipe está finalizando a Praça da Estação para, enfim, lançar o jogo, previsto para meados de maio. Ele estará disponível para download na internet e será distribuído para órgãos públicos e museus.

 

Bem-vindo a 1911

Há duas razões para a escolha da data de 1911 como inspiração para a criação do cenário do passeio virtual: a primeira se deve ao fato de, até esta data, o Conselho Deliberativo (que equivale hoje à nossa Câmara Municipal) não possuir sede própria (esta ficou pronta em 1912). A segunda se deve à descoberta da publicação de um álbum de fotografias da cidade neste mesmo ano, o que forneceu informações visuais e históricas que contribuíram muito para que o projeto fosse viável. A tela de introdução e a programação visual do game faz homenagem a este álbum.

Trabalhe com a melhor equipe de TI

Cadastre-se para Newsletter

Inscreva-se para receber nossas notícias e artigos mais recentes. Não enviaremos e-mails de spam.

Todos os Direitos reservados © 2020 NetService.